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CONTABILIDADE DE CUSTOS INTEGRADA E COORDENADA

CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Limpar

R$300.00R$450.00

HOTEL PAIAGUÁS

30/09/2019

08:30H ÁS 17:30H

CUIABÁ/MT

Objetivo

Relatar os conceitos gerais e demonstrar mediante situações práticas de cálculo em planilha eletrônica o custeio dos estoques de mercadorias para revenda e de produtos fabricados, em atendimento à legislação vigente do IRPJ/CSLL, combinada com o Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques; quesitos obrigatórios a serem atendidos nos regimes de lucro real e presumido – reflexos; conceitos essenciais: gastos, custos, despesas, investimentos e perdas; tributos recuperados na aquisição; custos diretos e indiretos, fixos e variáveis; departamentalização – controle por centros de custos; critérios de rateio mais usuais para alocação da mão-de-obra indireta e dos gastos gerais de fabricação (CIF); tipos de item para EFD ICMS/IPI e demais interferências relacionadas ao Bloco K – comentários; ajustes decorrentes dos novos métodos e critérios contábeis para fins tributários – adição ou exclusão no Lalur/Lacs; tratamento dos CIF em capacidade de produção abaixo do normal.

Público Alvo

Profissionais das áreas de contabilidade, custos, controladoria e outras afins, de T.I., consultoria, auditores internos, estudantes, dirigentes e outros que desejem obter conhecimento da matéria.

Conteúdo Programático

  • 01 A exigência da contabilidade de custos integrada e coordenada para as PJ de lucro real
  • – Períodos de apuração do estoque monetário
  • – Levantamento físico
  • – Tratamento para os demais regimes
  • 02 Mapeamento prévio dos processos produtivos
  • – Estruturação da produção
  • – Estatística de perdas
  • 03 Terminologias adotadas
  • – Gasto
  • – Investimento
  • – Custo
  • – Despesa e perda
  • 04 Segregação dos estoques de insumos
  • – Matérias primas, materiais auxiliares, de embalagem e outros
  • – Comparação com as nomenclaturas adotadas para tipo de item do registro 0200 da EFD ICMS/IPI
  • 05 Custos de aquisição
  • – Gastos acrescidos
  • – Tributos recuperáveis
  • 06 Inventário periódico ou permanente de estoques
  • – Métodos de avaliação dos estoques
  • – Aceitos pela legislação tributária
  • Controle das requisições de materiais diretos aplicados na produção
  • Classificação dos custos
  • – Diretos e indiretos
  • – Variáveis e fixos
  • – Segregação da mão-de-obra direta e indireta
  • 07 Sistemas de acumulação de custos
  • – Por ordem ou por processo
  • 08 Alocação dos custos – diretos e indiretos
  •  – Custeio por absorção
  •  – Combinado com o ABC – custeio baseado em atividades
  •  – Custo padrão
  • 09 Centros de custos
  • – Produtivos
  • – Auxiliares ou de serviços
  • – Metodologia de identificação e distribuição dos custos em etapas
  • Composição do custo dos estoques de produtos prontos e/ou em elaboração
  • Ajustes decorrentes dos atuais métodos e critérios contábeis para fins tributários
  • – Adição ou exclusão no Lalur/Lacs
  • – Destaque para o AVP (ajuste a valor presente) de passivos
  • Tratamento dos CIF em capacidade de produção abaixo da normal
  • 10 Lançamentos contábeis
  • – Custos de produção (contas transitórias)
  • – Valorização- Estoques de produtos prontos e/ou em elaboração
  • – Custo dos produtos vendidos (CPV

Sobre o facilitador

ÉDISON REMI PINZON

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, realizador de cursos presenciais para Consult, SESCON/SC, Karlinski Treinamentos Empresariais, Doria Cursos, Socion e Sicontiba. Palestrante de cursos gravados para o SESCON/SC (2018 e 2019), CRCPR (2017) e para a UNIFENACON (2015). Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede profissional LinkedIn.

Investimento

ASSOCIADOS CRC MT  R$ 300,00

ASSOCIADOS SINDUSCON MT R$ 300,00

ASSOCIADOS SESCON MT R$ 300,00

PROFISSIONAIS CONTÁBEIS R$300,00

ESTUDANTES R$ 300,00

DEMAIS INTERESSADOS R$ 450,00

Condição de PagamentoDepósito em Conta ou Cartão de Crédito*

  • Parcelamento no cartão de crédito em até 3 vezes, parcela mínima R$ 100,00.

 

Data limite para as inscrições até 25/09/2019

Informações

Horário de atendimento:  2ª a 6ª feira –  das 09 ás 11  e das 13:30  as  17 horas (horário de Brasília)

e-mail[email protected]

Tel. 41 3387-5175 ZAP 41 98733-5345

 

POLITICA DE CANCELAMENTO OU ADIAMENTO dos cursos

PRADO reserva-se no direito de cancelar ou alterar as datas da realização dos treinamentos caso não ocorra a formação mínima de turma.

Essa comunicação ocorrerá no prazo de até 24hs de antecedência da data agendada para a realização do curso, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição

Somente ocorrerá a restituição do valor pago para o inscrito, caso o curso seja CANCELADO pela PRADO, em caso de PRORROGAÇÃO poderá ser realizada a troca do participante caso o mesmo não possa comparecer ou utilizar o crédito para outro curso.

PRADO não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

ERRO NO CADASTRO

Os dados cadastrais são de inteira responsabilidade do participante. Caso haja algum problema na inscrição do curso por erro de preenchimento do participante, tanto na inscrição, como no método de pagamento, a PRADO fica isenta de qualquer custo que isto possa acarretar.

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